Como Conseguir o Cartão de Crédito Santander Free

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O cartão de crédito Santander Free é uma boa opção de sistema de crédito para quem gasta no mínimo R$ 100,00 por mês. O banco oferece diversas formas de atendimento, presencial ou virtual, além de várias vantagens como o programa de benefícios Santander Esferas, benefícios da bandeira Mastercard, compras protegidas e um parcelamento de faturas flexível.

Anuidade:

O cartão de crédito Santander Free tem anuidade grátis desde que o cliente tenha um gasto mínimo de R$ 100,00 reais por mês no cartão Santander, caso esse gasto não aconteça em um determinado mês o cliente pagará uma mensalidade de R$ 31,17, ou seja caso não aconteça o gasto de R$100,00 reais em nenhum dos doze meses, ao final do ano a anuidade será de R$ 374,00 reais. 

Serviço de Cartão de Crédito Adicional:

Uma facilidade oferecida pelo cartão de crédito Santander Free é o ‘Cartão de Crédito Adicional’, essa opção permite estender os serviços do cartão Santander para até cinco pessoas de sua escolha, os gastos ficam todos concentrados em uma única fatura e o limite pode ser controlado pelo tutor do cartão principal.

Esse serviço funciona também com a anuidade gratuita, desde que tenha um gasto mínimo de R$ 100,00 reais por mês, no seu cartão de crédito, caso este valor não seja atingido em algum mês, é obrigatório o pagamento da mensalidade de R$ 15,58 reais no mês em questão, ou seja, caso o valor mínimo não seja atingido em nenhum dos doze meses do ano a anuidade será de R$ 186,96.

O valor mencionado é para apenas um cartão adicional, ou seja, caso o cliente solicite 3 cartões adicionais, ele pagará a anuidade normal (R$ 374,00) mais as três anuidades extras (R$ 186,96 x 3 = R$ 560,88) somando as quatro anuidades o valor total é de R$ 934,88. Lembrando que isso acontece apenas caso o uso do cartão de crédito mensal seja inferior à R$ 100,00.

Juros e Taxas:

O IOF (Imposto sobre operações financeiras) é cobrado por todos os cartões de crédito em alguns casos como atraso de pagamento, operações de câmbio, operações de títulos e valores mobiliários, no parcelamento de compras, e no rotativo do pagamento do valor mínimo. Para o cartão de crédito Santander Free esses valores são: 

Operações de Câmbio: entre 0% e 6,38% 

Operações de Seguro: entre 0% e 7,38% 

Operações de Títulos e Valores Mobiliários: entre 0% e 1% ao dia 

Operações de Crédito: (i) operações de principal definido: de 0 a 0,0082% ao dia, limitado a 365 dias + 0,38% de alíquota adicional; (ii) operações sem principal definido: de 0 a 0,0082% ao dia sobre os saldos devedores diários + 0,38% de alíquota adicional sobre o somatório do acréscimo diário do saldo devedor

Os juros do rotativo, que acontece quando o cliente paga atrasado ou paga o valor mínimo da parcela, é de 18,53% ao mês, totalizando uma porcentagem de 669,02% de juros ao ano.

Os juros de parcelamento da fatura são de 11,03% ao mês, totalizando 222,86% de juros ao ano. 

Por isso, em caso de dívidas é mais vantajoso negociar com o banco Santander o parcelamento da fatura ao invés de deixar o valor rotativo ser acumulado.

ATENÇÃO: Parcelamento de fatura é diferente de parcelamento de compra, o parcelamento de fatura acontece quando o cliente não paga a fatura inteira e negocia com o banco o parcelamento do valor total que está devendo. 

A operação de saque com crédito no banco Santander Free também oferece tarifas, pois o banco considera que o saque através do crédito configura como um tipo de empréstimo. 

Os valores são: se for no Brasil o valor é de R$ 18,15 + juros por saque, se o saque for internacional o valor será de R$ 24,20 + juros por saque.

Vantagens do cartão de crédito Santander Free:

  • Descontos de até 50% em estabelecimento parceiros (lojas, bares, restaurantes)
  • Programa de benefícios Santander Esfera: A cada R$5,00 em compras no cartão, você ganha 1 ponto e pode trocar por produtos, serviços, viagens.
  • Sem Anuidade*: basta acumular R$100,00 em compras a cada fatura
  • Aceitação internacional
  • Aplicativo Santander Way: acompanhe todos os detalhes em tempo real
  • Até 40 dias para pagar
  • Serviço de pagamentos de contas
  • Parcele sua fatura em até 18 vezes
  • Possibilidade de saques em dinheiro no crédito em todo território nacional
  • Parcelamento de compras em até 24 vezes
  • Garantia estendida: produtos comprados com o cartão podem ter sua garantia estendida por mais um ano, além do tempo oferecido pelo fabricante, sem nenhum custo.
  • Compra protegida**: Se em até 30 dias da data da compra de um produto, com o cartão, você estará protegido contra dano acidental ou roubo.
  • Preço protegido**: Reembolso de diferença de valor em casos onde você comprar um produto com o seu cartão e , dentro do prazo de 30 dias, encontrar o mesmo produto com o preço mais baixo.
  • Mastercard Global Service : Assistência 24 horas para Comunicação de Cartões Perdidos ou Roubados, Substituição Emergencial de Cartões e Adiantamento Emergencial de Dinheiro
  • Mastercard surpreenda: Programa de benefícios, a cada compra (independente do valor) você acumula 1 ponto.
  • Santander Pass: Cartão com tecnologia de aproximação, podendo ainda ser no formato de pulseira, tag para relógio e adesivo.

Como solicitar o cartão:

Para solicitar um cartão de crédito Santander Free, você deve ter idade mínima de 18 anos, CPF válido e sem restrições no SPC, Serasa ou Receita Federal e possuir renda mínima mensal comprovada de R$ 1.045,00 se você ainda não for correntista do banco Santander, caso já tenha uma conta corrente no banco o valor mínimo da renda mensal é de R$ 500,00

O cartão de crédito Santander Free pode ser solicitado na própria agência Santander ou pela internet, basta ter um computador, notebook, smartphone, entre outros aparelhos, com conexão a  internet, e seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1 – Você deve acessar o site www.soliciteseucartao.com.br

Passo 2 – Forneça os dados pedidos. Selecione “Li e concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade” e “Não sou um robô”. Em seguida clique em “Quero o Meu”.

Passo 3 – Forneça seu telefone fixo, se tiver. Informe seu sexo, data de nascimento, país, estado e cidade que nasceu, sua renda, valor do seu patrimônio, caso não tenha selecione “Não tenho patrimônio”. Em seguida, clique em “Avançar”.

Passo 4 – Agora você deve preencher qual o documento que deseja usar para comprovação e os dados referentes a ele, seu CEP, estado civil, número de dependentes, nome completo dos seus pais e clique em “Avançar”.

Passo 5 – Informe sua escolaridade e a data desejada para vencimento de sua fatura. Clique em “Avançar”.

Passo 6 – Para completar a proposta, digite o código de verificação que foi enviado para o número de celular fornecido. Clique em confirmar.

Passo 7 – Pronto! Sua proposta foi encaminhada com sucesso e terá a resposta dentro de alguns dias. Caso aprovada, receberá seu cartão de crédito Santander Free pelo correio, no endereço informado.

Como saber se o cartão Santander Free foi aprovado:

Depois de preencher o pedido de análise do cartão de crédito a proposta demora em torno de quinze dias úteis para ser analisada, normalmente logo após o preenchimento do pedido o cliente recebe um e-mail informando o tempo necessário para sair a resposta da análise.

Depois do tempo informado, é provável que chegue outro e-mail do banco, no mesmo endereço eletrônico, informando a aprovação ou recusa do pedido. 

A resposta também poderá chegar por meio de SMS, através de uma mensagem no número de celular registrado no momento de cadastro. 

Através do Internet Banking também é possível verificar a aprovação se você já for correntista ou se tiver solicitado uma conta junto com o serviço de crédito. Para isso é preciso fazer o cadastro no site do Santander e fazer login com seu CPF e senha criada na hora do cadastro, após o login basta procurar no meu do site pela opção “Cartões”, caso apareça que o cartão Santander está “Solicitado” o pedido já foi aprovado.

Também é possível confirmar a resposta pela Central de Atendimento, basta ligar para o número de contato do banco Santander da sua região após os 15 dias indicados pelo banco. Telefones para contato:

4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas)

0800 702 3535 (demais localidades)

0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala)

0800 762 7777 (SAC)*

0800 771 0401 (SAC para deficientes auditivos e de fala)

É importante lembrar que fazer o passo a passo da solicitação corretamente não é uma garantia de aprovação do crédito, o mais importante é estar com as contas em dia, não ter o restrições no SPC ou SERASA e ter um CPF com o score razoável

Importante saber antes de pedir

Em agosto de 2017 foi suspensa, por tempo indeterminado, a comercialização do cartão de crédito Santander Free, essa decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro com a alegação de propaganda enganosa, pois o banco anunciava a anuidade gratuita e omitia a informação do cliente ter que gastar um valor mínimo para ter esse benefício. Essa ação foi feita pela associação de consumidores Proteste, esta recolheu várias assinaturas de clientes do banco que estavam insatisfeitos com a falta de transparência do serviço. 

Hoje, o banco reformulou seus meios de comunicação e a necessidade de gasto desse valor mínimo (R$ 100,00) está clara em seu site e em suas publicidades.

Possíveis Golpes:

Não importa qual banco você escolha, sempre haverão pessoas tentando tirar vantagem a partir da desonestidade, por isso, é importante ter algumas coisas em mente para não cair em possíveis golpes: 

  • Nunca passe informações secretas como: senhas numéricas ou alfabéticas, perguntas chaves ou coisas do tipo, nenhum funcionário do banco vai perguntar esse tipo de informação, o procedimento sempre será digitar a senha. 
  • No caso dos bancos digitais (NUbank, Inter, etc) o procedimento de ligar para o cliente existe apenas com aviso prévio através do aplicativo, e isso só acontece em casos extremos, então se você recebeu uma ligação dizendo que era de algum banco digital provavelmente é golpe. 
  • Cheque sempre os boletos que vai pagar, hoje em dia é muito comum fazer compras pela internet e pagamentos online, em caso de pagamentos por boletos verifique com o banco que consta no boleto se a conta confere com o produto em questão.
  • Não envie fotos ou informações por plataformas não oficiais do banco, é comum golpistas pegarem fotos ou números de documentos para fazer novas contas ou pedir crédito em outros bancos.
  • Verifique os canais oficiais do banco, preste atenção em quais são os canais usados pelos bancos, quais são os números de telefone e quais são as páginas oficiais. 

A maioria dos golpes que envolvem a transferência de valores têm a participação do próprio dono da conta, ou seja, o golpista entra em contato com o cliente do banco e o convence a passar informações que o ajudam no golpe, por isso nunca passe informações por telefone ou mensagens. 

Programas de Recompensas: 

Mesmo quando o cartão de crédito não tem um programa de benefícios próprio, ainda é possível usar o programa de pontos da bandeira do cartão de crédito, é bom estar cadastrado nesses programas porque sempre dá para conseguir descontos e benefícios em lojas parceiras. 

Confira abaixo como funciona o programa de benefícios de cada bandeira:

Programa de Benefícios da Mastercard: Mastercard Surpreenda

O Surpreenda é uma maneira fácil de acessar centenas de ofertas utilizando seu cartão Mastercard. Nele você pode localizar ofertas próximas a você, resgatar seus pontos do programa por uma das ofertas disponíveis.

O programa Mastercard Surpreenda funciona assim: você ganha 1 ponto por cada compra que fizer com seu cartão Mastercard, independentemente do valor. Esses pontos são acumulados e você pode trocar por diversas ofertas exclusivas. Depois, é só utilizar o seu app no momento da compra nos estabelecimentos parceiros.

Para participar, é só baixar o app e se cadastrar. O cliente pode registrar todos os seus cartões Mastercard: Black, Platinum, Gold, Débito e Pré-pagos. Todos eles participam no programa.

Na sua próxima compra, você pode sair com um produto para você e outro para presentear alguém da sua escolha. Selecione ofertas próximas a você, por categoria ou pelo nome do parceiro e resgate vouchers na hora da compra. Você pode também, guardar os vouchers resgatados na sua Carteira e usá-los depois.

Você pode conferir com mais detalhes no site oficial do MasterCard Surpreenda: https://surpreenda.naotempreco.com.br/

Aqui estão alguns exemplos de empresas onde você pode conseguir ofertas por meio do Mastercard Surpreenda: 

Bebidas: Boxer Beers

Doações: Ribon 

Esportes e bem estar: Asics 

Gastronomia: Havanna, Surpreenda Delivery, Surpreenda Restaurantes.

Cama, mesa e banho: Camicado, Buettner.

Moda: Swarovski, Avon, Vivara, Mr Cat.

Cultura e Artes: Prime Pass.

Prensentes: Giuliana Flores.

Mobilidade e viagens: Unidas, Hurb.

Educação: First Step – aulas de inglês – , Digital House. 

Programa de Benefícios da Visa: Vai de Visa

O Vai de Visa é o programa de benefícios exclusivo para clientes Visa. Nele, você pode localizar ofertas próximas a você ou buscar os benefícios que mais combinam com você. São diversos descontos para suas compras em lojas físicas ou online, sorteios para assistir de perto eventos esportivos, e créditos na fatura do seu cartão.

Veja abaixo alguns benefícios do Vai de Visa: 

– Confira todos os benefícios para uma viagem ainda melhor desde o planejamento até o destino.

– Faça suas compras com os benefícios de proteção de compra, proteção de preço e garantia estendida.

– Ajude uma causa social em suas compras com seu cartão Visa cadastrado e não pague nada a mais por isso.

Para participar, é só baixar o app e verificar como usar cada benefício.

Você pode conferir com mais detalhes no site oficial do Vai de Visa: https://vaidevisa.visa.com.br/vdv/

Aqui estão alguns exemplos de empresas onde você pode conseguir ofertas por meio do Vai de Visa: 

Compras: Netshoes, Confere Cartões, Compra Certa, Casas Bahia, Camicado, Girafa, Ponto Frio, Espaço Laser, Zattini, Magazine Luiza, Extra, Shopclub, Webfones, Free Valet, Renner, Prime Pass, Royal Pets, Shoestock, Nespresso, Garantia Estendida Original, Proteção de Compra, Mash, Visa Airport Companion, Seguro de Proteção de Preço, Predify, Mais Abraços, Found It, Cosmobots, Tok&Stok, etc.

Gastronomia: Evino, Mistral, Wine.

Viagem: Decolar, Rent Cars, Visa Luxury Hotel, Dufry Brasil, Seus Ingressos, Assist Card, Movida.

Entretenimento: UniDomBosco, Visor. 

Reclamações Recorrentes Cartão Santander Free

No site Reclame Aqui a reclamação mais recorrente para o banco é em relação à cobrança da anuidade no caso de não atingir o valor mínimo de gastos, até 2017 essa questão foi bastante polêmica e apenas depois da ação do Proteste que o banco reformulou seus meios de comunicação para deixar claro as condições da não cobrança de anuidade. Esse episódio já foi descrito no tópico acima. 

Além da questão da anuidade, outra reclamação recorrente é a da dificuldade de atendimento para renegociação de dívidas e empréstimos, alguns usuários relatam que ficaram mais de duas horas esperando atendimento no SAC, seguiram todos os procedimentos e ao final o banco fala que não tinham pessoas disponíveis para fazer esse tipo de atendimento.

Também se fala sobre a dificuldade de negociação quando as parcelas estão em dia, clientes relatam que apenas conseguem renegociar o empréstimo depois de ter parcelas atrasadas, isso aumenta os juros e muitas vezes dificulta financeiramente o cliente. Existem várias reclamações desse tipo no Reclame Aqui e nenhuma delas foi respondida pelo banco. 

Outra questão recorrente é sobre a falta de transparência nos juros, principalmente na distinção dos encargos de juros moratórios e remuneratórios, é comum clientes que não entendem esse tipo de vocabulário ficarem confusos e o banco precisa ser claro na hora de diferenciar essas taxas.

O que acontece é ele usar a palavra “encargos” para nomear tudo isso ao invés de discriminá-las, isso deixa o cliente completamente perdido e sem saber exatamente o que está pagando, e muitas vezes achando que deveria estar pagando menos, ou até calculando errado sua dívida.

Pensando nisso, no site do Santander tem uma página de Educação Financeira, onde o cliente pode encontrar algumas dicas para economizar e algumas informações de como lidar com essas transações que confundem a maioria das pessoas.

Caso precise fazer uma reclamação para o banco Santander você pode usar os canais abaixo:

Formas de Contato

O Santander separa seus contatos telefônicos de acordo com o tipo de atendimento que o cliente precisa, abaixo estão os números para as diversas categorias:

Consultas, informações, transações e cancelamentos:

Para capitais e regiões metropolitanas ligue: 0800 702 3535 ou 4004-3535 , o horário de funcionamento é o mesmo, segunda à sexta em horário comercial.

Para outras localidades o cliente pode procurar a ouvidoria do Santander mencionada acima: 0800 702 3535

Para pessoas com deficiência auditiva e de fala: 0800 723 5007

Central de Negociação:

Para fazer a negociação os horários de atendimento são diferentes para pessoas físicas e jurídicas. Para pessoa física o horário disponível é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 21 horas, e aos Sábados das 9 horas às 16 horas. Para pessoa jurídica, apenas no horário comercial de segunda à sexta-feira, sem incluir feriados, das 9 horas às 16 horas.

Para capitais e regiões metropolitanas ligue: 4004 2262

Para outras localidades: 0800 704 3722

SAC: 

Para reclamações, cancelamentos e informações gerais procure em qualquer horário o SAC no número: 0800 762 7777, caso precise de atendimento especial para deficientes auditivos ou de fala: 0800 771 0401. Para ligações internacionais: +55 (11) 3012-3336, ligações internacionais serão cobradas.

Também é possível ter atendimento pelo SAC online a partir de um chat disponível no site do Santander.

Ouvidoria do Santander

Caso ainda esteja insatisfeito com as soluções encontradas pelos atendimentos acima, ainda é possível falar com a Ouvidoria do Banco Santander. Basta ligar para o telefone 0800-726-0322, o horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, entre às 8 horas da manhã até às 22 horas da noite, aos sábados, das 9 horas às 14 horas. considerando o horário oficial de Brasília e não incluindo feriados.

O Santander também está presente nas redes sociais, Facebook e Twitter, porém nessas redes normalmente só é possível resolver apenas pequenas dúvidas sobre assuntos gerais. 

Facebook: https://www.facebook.com/santanderbrasil/

Twitter: https://twitter.com/santander_br

Alguns tipo de atendimento também são possíveis nos aplicativos oferecidos pelo Banco Santander.

Aplicativos Disponíveis: 

O Santander disponibiliza vários aplicativos, todos disponíveis tanto na Play Store (Android/Diversas marcas) quanto na App Store (IOS/Produtos Apple), alguns são exclusivos para lojistas e pessoa jurídica.

Para a conta Santander Free o aplicativo é o Santander Way ele oferece várias funções entre elas: 

  • Controle da fatura
  • Pagamento de conta 
  • Visualização do limite disponível
  • Melhor data para compra
  • Mudança de limite
  • Mudança de senha
  • Bloquear e desbloquear o cartão
  • Compas
  • Pagamentos (com a função de pagar por QR Code)
  • Consultar pontos no Santander Esfera
  • Ofertas personalizadas de acordo com o perfil de cada consumidor
  • Envio de dinheiro
  • Débito automático
  • Segunda via da fatura, ou recebimento da fatura por e-mail
  • Habilitar para uso no exterior

Também é possível habilitar configurações de segurança quando seu cartão é roubado for perdido, outra função interessante no aplicativo é o de achar agências e lojas físicas perto de você com o aplicativo do Santander Way. 

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